Sejam bem-vindos

Que a paz do Senhor possa estar com vocês em todos os momentos,e que minhas postagens possa ajudá-los na criação de seus filhos através da palavra de Deus.

Amor da minha vida 2 rsrs

Amor da minha vida 2 rsrs

Educar...educar...

Educar...educar...


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

filhos

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6)



O que é que deixaremos aos nossos filhos? Que é que fica para os nossos filhos, dos pais que tiveram? O mais importante, sem dúvida, é as horas que lhes dedicámos, o tempo que partilhámos as nossas vidas com eles, contando-lhes coisas de família, ensinando-lhes velhas tradições, divertindo-nos e descansando com eles, ouvindo a s suas preocupações e ajudando-os a resolver os seus conflitos pequenos e grandes.
(Aquilino Polaino-Lorente)




Quem são os filhos de Deus? O nascimento espiritual faz com que uma pessoa seja um filho de Deus. A Bíblia diz em João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” 
Deus nos oferece a oportunidade de sermos Seus Filhos. A Bíblia diz em 1 João 3:1 “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.” 
Os Cristãos são adotados e fazem parte da família de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:16 “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Gálatas 4:4-5 “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” 
Aprendamos com as crianças. A Bíblia diz em Lucas 18:16-17 “Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele.”



COMO EDUCAR SEUS FILHOS



COMUNICAR BEM É UMA ARTE
Uma boa comunicação familiar permite que os pais conheçam melhor seus filhos dando-lhes condições para ajudá-los. Devem fazê-los refletir numa conversa aberta, perguntando e explicando-lhes as causas e problemas, fazendo com que eles mesmos procurem as próprias soluções e tomem decisões para que cresçam e ganhem responsabilidade.
É importante no processo educativo que os pais aceitem seus filhos e estes se sintam aceitos pelos seus pais. Isto supõe que: sintam-se queridos; tenham confiança; não tenham medo; facilidade para abrir-se; e mais união familiar.
Uma atitude negativa é chamar nossos filhos de maus, mentirosos, vagabundos, etc., deste modo estamos ajudando-lhes a reforçarem em suas condutas algo negativo. Devemos aproveitar as coisas positivas em nossos filhos, também comentar com outras pessoas, quando eles estiverem ouvindo, o orgulho que temos por eles quando fazem algo bem feito, etc...
Uma das missões mais importantes dos pais é a transmissão dos valores éticos e morais a seus filhos; primeiro pelo exemplo, e a seguir pela explicação clara e concreta do que está bem e mal, para que deste modo possamos ajudar-lhes a formar uma reta consciência. Terão assim mais possibilidades de saber o que é bom e atuar de modo correspondente.
FAZER O BEM E EVITAR O MAL
Se não forem os pais que transmitem valores aos filhos, outros o farão. 

“Todos os pais desejam ser bons pais.
Mas a maioria simplesmente não tem as informações de que necessita
para saber como seus filhos estão crescendo e se desenvolvendo.”
Sue Treffeison

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.